Aconteceu no último sábado (12) no anfiteatro do Colégio Notre Dame a Décima Quarta edição do Encontro Internacional de Bandoneon de Passo Fundo.
Mais de 500 pessoas prestigiaram o Evento, o que para alguns é uma repetição, para outros é sempre uma nova emoção e reviver aquele sentimento do gosto pela música refinada renovando. E a todo ano sempre há surpresas, músicos que vem pela primeira vez, outros que participaram de quase todas as edições, se deslocam de muito longe, como o caso dos argentinos que fizeram 1300 km exclusivamente para participar de mais um Encontro.
Brasileiros, Argentinos, Uruguaios, irmanados compartilhando o palco e transmitindo ao público seus dotes na execução deste instrumento magnífico, que foi inicimente desenvolvido e utilizados nas artes sacras, hoje está incorporado nos mais diversos ritmos em vários países do mundo, e talvez mais significativamente no sull do continente americano, onde é executado na Argentina e Uruguai principalmente com oo tango e chamamés e no RS, com os vários ritmos gaúchos, por vezes substituindo a gaita ou se associando a ela, em SC e Paraná, com o ritmo mais voltado as bandas de origem alemã, e em tantos outros estados e países que quem houve se apaixona.
Como surpresa este ano, a platéia aplaudio de pé a apresentação de uma jovem acompanhando o pai que tocava o bandoneon com sua flauta, o que, pela emoção levou várias pessoas da platéia às lágrimas e aplaudir de pé a menina que hora inicia sua talvez brilhosa carreira.
Momentos estes que ficarão marcados para quem pode se fazer presente que já solcita em que data se dará o XV Encontro.
A promoção contou com a plena detereminação e participação do Tio Mena, idealizador do Evento, que classificou como pleno sucesso e afirmação que o evento deve ter continuidade, por divulgar o instrumento, a musicalidade, além de novos talentos e divulgar o município como cidade dos Eventos, e o os Encontros de Badoneon vem de encontro à estas idéias e propósitos. com o apoio da SEDEC, Secretário Pedro Almeida que não mediu esforços para o sucesso do evento e sua equipe, Prefeitura Municipal através de prefeito Luciano Azevedo, Sétima RT através de D. Gilda Galeazzi e Colégio Notre Dame, além da imprensa, sites e blog tradicionalistas e de vários outros colaboradores anônimos que de uma ou outra forma colaboraram para o sucesso de Evento.
Após o Encontro os músicos e vários participantes da platéia confraternizaram em um jantar até às 2 da manhã e o que não faltou foi muita música, parceria, troca de conhecimento e o compromisso para que no ano que vem estar presentes para mais uma edição.
Fotos : Hilton Araldi
Colaboração Hilton Araldi