quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Lançamento oficial dos Festejos Farroupilhas ocorre no sábado

Cerimônia será realizada junto ao Acendimento da Chama Crioula, em Taquara. Programação inicia na quinta-feira e segue até domingo

 

Considerada a maior festa popular do Rio Grande do Sul, os Festejos Farroupilhas terão início no próximo sábado, dia 20 de agosto, com o lançamento oficial da programação do evento e o Acendimento Nacional da Chama Crioula. A cerimônia conjunta, que contará com a presença do governador Tarso Genro e do patrono de 2011, Alcy Cheuiche, será realizada a partir das 16h, no Largo da Praça Marechal Deodoro, em Taquara. A previsão é de que cerca de três mil cavalarianos se desloquem até o município do Vale do Paranhana para buscar a centelha do fogo simbólico.

 

A concentração das delegações campeiras ocorrerá, às 14h, na sede campestre do CTG "O Fogão Gaúcho", segunda entidade tradicionalista fundada no Rio Grande do Sul. Depois da solenidade está prevista a entrega dos títulos de Embaixador e Cônsul Honorário do Rio Grande do Sul, aos tradicionalistas destacados pelo país. A escolha é feita por indicação das dez federações filiadas à Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha. À noite, haverá o espetáculo artístico com Joca Martins, seguido do baile de encerramento com Ademir Silva.


De Taquara, as diversas delegações irão conduzir as centelhas por todo o Estado. Em Porto Alegre, como acontece tradicionalmente, a Chama Crioula será acesa no dia 7 de setembro, no Acampamento Farroupilha, abrindo oficialmente a programação local. Entre as atrações na Capital gaúcha está o Desfile Temático, na noite de 19 de setembro, e os desfiles Cívico-Militar e Tradicional, na manhã do dia 20, ambos na Avenida Edvaldo Pereira Paiva.

 

Palestras

As atividades em Taquara começam na quinta-feira, dia 18, com a recepção das comitivas. Para sexta-feira estão previstas palestras e espetáculos artísticos. Ás 14h haverá uma palestra musicada com Antônio Augusto Fagundes e Ernesto Fagundes. Já as 16h, Wilson Tubino, Ivo Benfatto, Dinara Paixão e Manoelito Savaris, mediados pelo coordenador da 22ª Região Tradicionalista e anfitrião dos eventos, José Roberto Fischorn, irão falar sobre os 50 anos da Carta de Princípios, documento do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Ás 21h está prevista a apresentação de Cristiano Quevedo e da Orquestra Sinfônica de Sopros de Caxias do Sul.

 

Temário

O temário dos Festejos Farroupilhas de 2011, "Nossas raízes", foi escolhido pela Comissão Estadual com o intuito de divulgar a história do Rio Grande do Sul e buscar, em alguns episódios e períodos, indicadores da identidade do povo gaúcho. Para desenvolver a ideia de explorar as raízes da formação sócio-cultural do homem sul-rio-grandense foram selecionados onze momentos: jesuítas no território gaúcho, terra de ninguém, fundação da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, açorianos e a fundação de Porto Alegre, época das Charqueadas, organização administrativa da Província, colonização, Revolução Farroupilha, Defesa Nacional, Revolução Federalista e gauchismo.



Nenhum comentário: