sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

MTG se reuniu com Ministério da Cultura

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, recebeu na tarde desta quinta-feira, 9 de fevereiro, o Secretário de Articulação e Desenvolvimento Institucional do Ministério da Cultura, Adão Cândido. 
O encontro aconteceu na sede da instituição, em Porto Alegre, e teve como pauta a Declaração de interesse na candidatura dos Centros de Tradições Gaúchas ao Registro de Melhores Práticas, pra apresentação na Convenção da Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.
“Estou convencido de que os CTG atuam como importantes núcleos de transmissão dos valores tradicionalistas gaúchos no Brasil e figuram como instrumentos essenciais para a salvaguarda das expressões que integram o conjunto de símbolos, práticas, rituais e manifestações artísticas associadas à identidade gaúcha”, afirmou Adão Cândido.
Para o presidente do MTG, Nairo Callegaro, a iniciativa é de suma importância para chancelar o trabalho de resgate e preservação da cultura gaúcha desenvolvido de maneira organizada, enquanto movimento, há 50 anos e de maneira espontânea desde a década de 1940, quando oito jovens retiraram uma centelha da pira da Pátria, gerando a Chama Crioula, que até hoje é gerada anualmente, mantendo vivo o espírito de amor e orgulho por sermos gaúchos. 
Atualmente, encontram-se em funcionamento 2.835 CTGs, que se distribuem em todo o território nacional. Há, ainda, 12 CTG instalados fora do país (Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Paraguai e Portugal). Integrados a MTG, eles têm como principais objetivos norteadores da atuação preservar, promover e divulgar o tradicionalismo gaúcho, por meio de atividades esportivas, campeiras, sociais, assistenciais, culturais, artísticas e recreativas; promover a cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; a promoção gratuita da educação, observando-se a forma complementar da participação; a promoção do voluntariado; a promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais.


Nenhum comentário: