sábado, 11 de fevereiro de 2017

Secretaria e Ministério definem ações para promoção da Cultura



Definir ações para promover a cultura no Rio Grande do Sul foi o tema de uma reunião entre a Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e presentantes do Ministério da Cultura (Minc) nessa quinta-feira (9), em Porto Alegre.
A execução de importantes convênios, como os Pontos de Cultura, e a criação de parcerias que fomentem e qualifiquem o setor foram as principais pautas do encontro. Uma das propostas apresentadas pelo Ministério é a inclusão dos CTGs (Centros de Tradições Gaúchas) como Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
“Hoje, temos como um dos projetos prioritários da Cultura a execução e ampliação dos Pontos de Cultura, que possibilitam atividades importantes em muitas regiões do Estado”, afirmou o secretário adjunto André Kryszczun. Muitas organizações da sociedade civil desenvolvem atividades culturais, por meio desses incentivos financeiros, potencializando seus trabalhos com a participação do Estado.
Segundo Adão Cândido dos Santos, secretário de Articulação e Desenvolvimento Institucional do Minc, o objetivo do encontro é ajustar as afinidades entre o governo federal e o Rio Grande do Sul na área da Cultura. “Buscamos estreitar as relações para chegarmos juntos a soluções técnicas e viáveis”, afirma.
Uma nova reunião entre as áreas técnicas foi marcada para a próxima semana, em Brasília.No encontro, serão resolvidas as pendências e andamentos dos 81 Pontos de Cultura existentes no Rio Grande do Sul, além de 21 novos, que serão lançados nos próximos dias. Outro assunto em destaque será a candidatura dos CTGs como Patrimônio Imaterial da Unesco, como um exemplo das melhores práticas na conservação e divulgação da cultura gaúcha.
Cursos de capacitação para gestores da área cultural também terão espaço no debate, sendo uma atividade considerada fundamental, tanto para o Minc como para a Secretaria.
Também participaram da reunião o diretor de Cidadania e Diversidade Cultural da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Leoveral Golzer Soares; a coordenadora de Relações Internacionais do Departamento de Promoção Internacional do Minc, Raihana Falleiros; as represntantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Ana Beltrami e Beatriz Freire; e o representante regional do Minc, Álvaro Franco.
Candidatura de CTGs como Patrimônio Imaterial da Unesco foi pauta do encontro
Candidatura de CTGs como Patrimônio Imaterial da Unesco foi pauta do encontro

Nenhum comentário: