domingo, 25 de outubro de 2015

Batalha do Fanfa. ...

 

A BATALHA DO FANFA
Aconteceu em 03 e 04 de outubro de 1836, entre a República Rio-grandense e as forças do Império do Brasil. E sob o comando do General Bento Gonçalves travaram a famosa Batalha do Fanfa, um dos primeiros conflitos da Revolução Farroupilha.

Morro e ilha fronteiros, no Jacuí. Na véspera Bento Gonçalves tomou conhecimento da Proclamação da República Rio-grandense, na Batalha do Seival, avançou a 1.100 combatentes. Era necessário atravessar o rio na ilha do Fanfa, para a junção com as forças de Antônio de Souza Neto, devido à época de cheias.

 Na travessia, apresentou-se, porém a esquadrilha de John Pascoe Grenfell, composta de canhoneiras números 3, 5, 6 e 7, posicionadas de modo a impedir a passagem dos farrapos.

Em 03 de outubro, primeiro dia da batalha, houve troca de tiros entre canhões dos barcos e os dos farroupilhas que estavam instalados no morro da ilha, resultando da completa vitória dos imperiais. No terceiro dia de batalha, enquanto a esquadrilha de John Grenfell impedia o cruzamento dos farroupilhas de Bento Gonçalves e duelava com a artilharia imperial, os farroupilhas foram cercados pelas tropas do "vira-casaca" Bento Manuel (ora Farroupilha, ora Imperial), o qual acabou atacando os farroupilhas de forma violenta, sendo assim, tiveram que aceitar o acordo oferecido por Bento Manuel, que oferecia anistia para se renderem, Bento Gonçalves, sem ter alternativas, acabou aceitando a rendição.

Bento Gonçalves, Onofre Pires e outros militares de patente importante foram capturados, a anistia foi concedida apenas aos soldados sem patente. Com a prisão de Bento Gonçalves, o retirou do combate, ate a fuga do mesmo do Forte do Mar, na Bahia, em 1837.

Mas a Guerra continuara agora sob o comando do General Netto assumiu o comando militar e Gomes Jardim a presidência da republica. Bento Gonçalves nasceu em Triunfo, e acabou sendo preso na mesma cidade.


 Fonte : Dpto Jovem 25a. RT.

Nenhum comentário: