domingo, 25 de outubro de 2015

Plano Municipal de Cultura aprovado não é o nosso plano

No dia 21 de outubro, tivemos mais um embate na luta para que nossa cidade tivesse um Plano Municipal de Cultura. Depois de 3 anos de trabalho intenso e de o texto ter ido para a Câmara sem as metas, compusemos um acordo entre todos os partidos e vereadores e conquistamos o melhor texto naquele momento.


O plano que foi aprovado unanimemente, na tarde de 13 de julho, por todos os partidos e vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre, sofreu diversos vetos pelo prefeito José Fortunati, num claro desrespeito ao acordo consagrado.


Voltando para a câmara, alguns vetos foram derrubados, e um deles, o mais importante, pois trata de orçamento para a cultura, mesmo ela sendo o terceiro item de opção dos porto-alegrenses no Orçamento Participativo e sem o que nada se constrói, não foi aprovado.

O Plano aprovado  é um arremedo de plano municipal de cultura. Não é aquele que foi feito à várias mãos, pela sociedade civil, conselho e gestor. Mesmo que tivéssemos aprovado todas as nossas emendas e derrubado todos os vetos, queremos sinalizar que também não seria o nosso plano, pois o seu texto aprovado foi modificado pelo Executivo,  à revelia da sociedade porto-alegrense.


Mesmo assim, na certeza de que já obtivemos um avanço, incluindo Porto Alegre no Sistema Nacional de Cultura, cumprimentamos todos, que lutaram conosco, chamando já para a luta que continua.


Lutaremos até conseguir realmente aprovar, nas revisões previstas para o PMC POA,  um texto mais fiel e de acordo com o que foi construído a partir de 9 conferências de cultura, 18 anos de demandas represadas e que o gestor simplesmente ignorou.


A oportunidade para expressar aos gestores, comunidade cultural e imprensa, a nossa insatisfação por esse texto aprovado, será na 10ª Conferência Municipal de Cultura, que se avizinha, onde novamente nós todos  juntos e unidos continuaremos nossa luta pela verdade, ética e democracia, pois não desistiremos dos nossos sonhos!


ATIVISTAS DA CULTURA DE PORTO ALEGRE: JUNTOS CONTINUAMOS A LUTAR PELO NOSSO PLANO DE CULTURA!

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com

Nenhum comentário: