sábado, 31 de dezembro de 2016

PARA SABER O QUE É CHASQUIS


Os Incas chamavam chasquis aos correios que tinham postos pelos caminhos, para levar com rapidez os mandatos do Rei e os avisos que tivessem importância, perto ou longe em seus reinos e províncias. Para isto tinham, a cada quarto de léguas (hum mil e quinhentos metros), quatro ou seis índios moços e ligeiros, que ficavam em duas cabanas para defender-se das inclemências do céu. Levavam os recados de uma cabana para os da outra: um olhava para um lado do caminho e o outro para o outro, para descobrir os mensageiros antes que chegassem até eles e os vissem para transmitir o recado a fim de não perderem tempo algum. As cabanas eram no alto e de maneira que se vissem umas às outras. As cabanas ficavam a um quarto de légua, porque diziam ser a distância que um índio poderia correr, ligeiro e atentamente, sem cansar-se.
Chamavam estes correios de chasquis, que quer dizer trocar, andar e tomar, que é o mesmo, porque trocavam, davam e tomavam de um para outro, e para mais um outro, os recados que levavam. O recado ou mensagem que os chasquis levavam era de palavra, porque os índios do Peru não sabiam escrever.
As palavras eram poucas e muito simples e correntes para que não se trocassem e, por serem muitas, não fossem esquecidas. Levavam outros recados, não de palavras, mas de fios e nós que, colocados em determinada ordem, os governantes se entendiam para o que haviam de fazer. Os nós e as cores dos fios significavam o número de pessoas, armas, roupas ou qualquer outra coisa que se houvesse de fazer, enviar ou aprisionar. Ainda havia outras maneiras de dar avisos. Durante o dia pela fumaça e à noite com labaredas. Os chasquis sempre percebiam o fogo e a fumaça e levavam sempre, de noite e de dia, revezando-se para perceberem qualquer aviso. Este aviso por fogo era somente dado quando havia alguma rebelião no reino. Este era o ofício dos chasquis e os recados que levavam. O gaúcho, tipo forjado de diversas etnias, aculturando hábitos e costumes de todas as raças que lhes emprestaram formação, adicionou este termo com as mesmas funções.                     
  Fonte: José Aldomar de Castro, com base na Revista Veja, Comentários Reaales de los Incas–Peru)

FONTE:E-CHASQUE N.º 19 DO DPTO. DE COMUNICADORES DO MTG/RS

Nenhum comentário: