segunda-feira, 6 de março de 2017

Encontro estadual de prendas foi realizado na 29ª região pela 1ª vez


VIA: http://www.radiopoata.com.br/Noticia?id=94311&item=Encontro-estadual-de-prendas-foi-realizado-na-regiao-pela-1%C2%AA-vez


O 30° Encontro de Prendas do Rio Grande do Sul ocorreu no sábado em São José do Ouro, trazendo autoridades tradicionalistas de todas as regiões do RS. Pela primeira vez o evento foi sediado em São José do Ouro em razão de que a 2ª Prenda do RS, Luise Moraes é daqui.   Destaque para a grande presença e jovens, mesclando com experientes expoentes do tradicionalismo Estadual. Palestras, apresentações e debates ocorreram durante todo o sábado. 
Para o patrão do CTG Piquete da Querência, Augusto Gilberto Rebeschini, com o evento "São José do Ouro foi a capital do tradicionalismo e da beleza", destacando que a entidade se sentiu muito honrada em receber a todos.

Na abertura, emocionada,  a 2ª Prenda do RS Luise Morais disse que ficou feliz em ajudar na organização de um evento na sua casa para tantas pessoas. “Com certeza o evento entra para a história e coloca o CTG, e a região tradicionalista  aos olhos do Estado.  Finalizou dizendo que  “nós possamos deixar de herança muito maior do que um retrato na parede de algum casarão”.  
Para o coordenador da 29ª Região Tradicionalista,  Valdecir Rodrigues da Silva foi  uma grande alegria receber um público jovem do movimento tradicionalista. “Poder ver o jovem procurando aprender sobre o tema é gratificante”.  Destacou ainda que o tema do evento foi bem escolhido,  pois a importância da música é muito grande na vida de todos. “E a música gaúcha não sai da moda”, afirmou.  Em entrevista à Rádio Poatã, tanto o Valdecir, como Luise, agradeceram a todas as pessoas que auxiliaram na organização e realização do evento.

O Prefeito Antônio Bianchin disse na abertura que são José do Ouro “deu um abraço do tamanho do Rio Grande a todos os presentes”.  Destacou a coragem e parabenizou pela realização do evento inédito. Falou sobre a representação política de todos os partidos no evento, lembrando que no momento são vários partidos que administram o município comparando com o MTG,  Movimento que não mede esforços para pregar a união e manter viva a tradição.

O presidente do MTG Nairo Calegaro  agradeceu a recepção, elogiando os  encaminhamentos dentro da Região Tradicionalista e também ao CTG.  Sobre o tema central do encontro, disse que “é só encarando os desafios que seguiremos com o movimento”.  Em especial falou sobre o empenho da 2ª prenda Luise. O presidente disse ainda sentir que os jovens  “estão fazendo  uma bela leitura da abertura de mentes dentro do movimento. É  isso que o MTG quer.  Conteúdo, coragem e vontade que as coisas aconteçam, deixando  a mensagem para os jovens.

Ao final da solenidade o ourense Guilherme Bragagnolo executou no violão o hino rio-grandense.  O também ourense Roque Picolotto declamou uma poesia emocionando o público.  O Evento teve ainda homenagens pelos 90 anos de duas personalidades  tradicionalistas: Paixão Côrtes e Zeno Dias.
Jornalismo Rádio Poatã

Nenhum comentário: