quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Preparo de esponjas vegetais acontece em oficina no Acampamento

Foto: Divulgação/PMPA
Buchas tem diversas utilidades

Buchas tem diversas utilidades

O modo de preparar as esponjas vegetais, também conhecidas como buchas, foi tema de oficina na tarde desta quinta-feira, 17, no projeto Turismo de Galpão. O capataz do piquete Panela de Gancho, Valter Xavier dos Santos, ensinou sobre a colheita e o modo de preparo.

 
Segundo Xavier, essas buchas possuem diversas utilidades, como esponja de banho, esfregão para lavar louças, entre outras. Essa bucha vegetal é o fruto de uma trepadeira do tamanho de uma parreira. Ela só deve ser colhida quando está amarela, se colher na cor verde o fruto fica preto e não serve para o uso. Depois de colhida deve ser deixada no sol ou na sombra durante 15 dias.  As sementes podem ser plantadas entre setembro a novembro que em fevereiro já darão frutos.
 
"Após secar durante duas semanas, o modo de preparo dela é fácil", contou Xavier. A receita é colocar a esponja dentro de um balde com meio litro de água sanitária, mas antes se devem retirar as sementes. Para amaciar a bucha, a dica é colocar condicionador. 
 
Após ouvir todas as dicas e ensinamentos, os participantes receberam uma esponja feita pelo Xavier e algumas sementes. A engenheira Fernanda Caldeira afirmou que gostou muito da experiência e que espera voltar ano que vem ao Acampamento para mostrar as esponjas feitas por ela. 
 
Oficinas – O projeto Turismo de Galpão oferece atividades de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. Para participar, basta fazer as inscrições no Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10h às 22h, em guias impressos em português, espanhol e inglês. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.
 
 


/acampamento_farroupilha /turismo

Texto de: Júlia Resende (estagiária) / Supervisão: Eliana Zarpelon
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com

Nenhum comentário: