sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Saiba como se divertir em meio ao aguaceiro do Acampamento Farroupilha

via zero hora:

A magia da fumaça

Chuva não é desculpa para quem deixou a visita para o último final de semana

Por: Lara Ely
18/09/2015 - 09h48min

 Que a despedida do Acampamento Farroupilha seria marcada por aguaceiro, isso ninguém tinha dúvida. O período úmido é velho conhecido de quem acompanha o desfile de 20 de setembro. Por isso, há alguns anos, as ruas foram cobertas de brita, e os piquetes reforçados, deixando o caminho livre para quem decide pisar no recanto gaudério.

Para quem reservou o final de semana para o passeio, a dica é vestir a bota mais surrada, pegar uma sombrinha ou capa de chuva e se jogar no meio do "furdunço". A gauchada garante: seja no palco central ou no desfile, a programação não vai deixar ninguém desamparado. Olha só o que dá para fazer:

Aprende os segredos de assar um costelão

Não basta salgar ou comprar carne de qualidade. A principal regra para o assador que quiser impressionar o público na hora de assar esse corte é paciência e tempo. Tem de ser no mínimo oito, nove horas, explica o corretor de seguros Mozart Ribeiro.

— Minha dica é que, quem está a fim, coloque a galocha e venha para o parque. No apartamento geralmente não tem lugar para assar, aqui, com certeza, todo mundo vai encontrar onde comer um bom de um churrasco — disse o especialista na arte de fazer uma janela de costela.

Azenha foi palco do primeiro combate da Revolução Farroupilha

Acerta o passo e vai afiado aos bailes

Enquanto a água lavava ontem o chão do parque, o construtor Gilvani Pereira não perdia tempo e ensaiava alguns passos para os bailes do final de semana. Pegou a prenda a tiracolo, aumentou o som e tocou ficha na vanera:

— Para aquele que é gaudério, todo dia é dia de aproveitar a cultura. Temos atrações todas as noites. Estamos treinando um vaneirão, para estar afinado na hora que precisar.

Donos da banca 40 lançam Bomba Royal em direção à Padre Chagas

Come o bolinho de chuva da Dona Graça

 

Ela já nem pergunta. Quando vê um visitante entrar no piquete em dia de chuva, tem certeza absoluta do que ele está procurando: bolinhos fritos com café. O aroma de canela e o carisma da cozinheira são ingredientes viciantes. Todas as tardes, das 16h às 18h, a patroa do piquete Lendas do Sul Maria da Graça Spíndola está pronta para receber novos amigos.

Por amor ao filho, Ruth mudou a vida de 80 excepcionais em 40 anos

Aprimora o repertório de mentiras em um jogo de truco

Jogar carta, seja canastra ou truco argentino, é definitivamente um dos "esportes" preferidos do público dos galpões. No Piquete Manotaço, a técnica em enfermagem Giana Gouvea passa horas na jogatina:

 
— Não vale dinheiro, nada, é só para divertir e para aprimorar a mentira mesmo — diz a prenda, que não sabe jogar, mas faz de conta.

No silêncio e sem a pressa do relógio: como é viver em outro ritmo na Capital

Sorve um bom mate e joga conversa fora

Se têm algo que todos os galpões compartilham é o amargo. Chegar de manso e pedir um mate pode ser uma boa desculpa para iniciar uma prosa e sair "faixa" do patrão.

— O piquete está sempre disponível para receber amigos. Quem tem medo da chuva vai fazer churrasco na sacada e jogar bolita no carpete. Quem quiser experimentar um pouco da nossa tradição, abrimos a nossa porteira — afirma o chefe da campeira do Piquete dos Xucros Gilberto Pedro Gerevini.

 

 

SERVIÇO DO DESFILE

- Data: 20 de setembro

-Horário: 8h30min.

-Local: Av. Edvaldo Pereira Paiva.

-Ordem: Desfiles Cívico, Temático e Tradicional.

-Tema: O Campeirismo Gaúcho e a sua Importância Social e Cultural — Os 180 anos da Revolução Farroupilha.

-Público esperado: 15 mil pessoas.

Leia todas as notícias sobre a Semana Farroupilha

 

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com

Nenhum comentário: